Ilhoa

  • Sobre
  • Fotografia
    • Paisagem / Natureza
    • Retrato
    • Abstracto / Conceptual
  • Viagens
    • Portugal
    • Noruega
    • Espanha
  • Empreendedorismo
  • Serviços
    • Casa da Margarida – Alojamento Local
    • Packs de Fotografia
  • Contactos

Porque é que uma licenciada / mestre é estafeta da Glovo?

Empreendedorismo

11 Ago

Porque quero é uma resposta curta que parece não satisfazer a quem fica de olho esbugalhado e de boca aberta quando se cruza comigo nas horas em que estou de serviço na Glovo.

Assim, vamos à resposta longa.

Quando me despedi do meu emprego corporate tradicional há cerca de 3 anos para me atirar de cabeça ao projecto de alojamento local na casa que herdei da minha Mãe, após o seu falecimento inesperado, passei a ter a minha viatura com cerca de 1 ano de idade parada à porta de casa.

Após um ano a ter o meu carro sem grande utilidade, este passou a ser um passivo com uma despesa de quase 1000 euros anuais e isso para mim não fazia o mínimo sentido.

Como somos dois cá em casa, cada um com a sua viatura, achei que uma vez que eu tinha passado a trabalhar em casa, não se justificava os dois carros e que deveríamos ter só um em partilha.

De entre os nossos dois carros, fazia mais sentido para mim abdicarmos do carro do meu companheiro, pois este estava a crédito, era mais antigo que o meu e de uma gama inferior. Por outro lado, o meu carro estava pago, era mais novo e de uma gama superior. Fiz esta proposta ao homem que prontamente a desconsiderou. Fiquei lixada, mas como a liberdade de escolhas é muito importante na minha relação, não tive outro remédio se não aceitar a sua decisão.

E agora? Ia vender o meu carro? Enquanto estava a pensar nesta possibilidade comecei a ver Glovers (estafetas da Glovo) na minha cidade e fez-se luz na minha cabeça! A verdade é que eu tenho muitas horas vagas e um carro parado à porta de casa e poderia usar estes meus recursos para ser estafeta da Glovo em part-time, ter uma renda extra e finalmente justificar os custos fixos do meu automóvel.

E assim foi. Fiz a minha inscrição na Glovo para experimentar como funcionava e já lá estou há mais de 1 ano e meio e sou uma das colaboradoras mais antigas da cidade de Ponta Delgada. E sabem que mais? Adoro esta renda extra 🤑 Porquê? Porque continua alinhada com os valores que adoptei desde o meu despedimento. Continuo a ser trabalhadora independente, sou eu que escolho os dias em que trabalho, que folgas faço, o meu horário etc. É um trabalho fácil e que regra geral não dá chatices. Ser dona de uma viatura passou a ter novamente um propósito e uma justificação 🙂

Se tudo corre bem na Glovo? Não. É uma empresa recente ainda com muitos desafios a nível de organização, gestão e comunicação, mas regra geral corre tudo sobre rodas. O único inconveniente é que a viatura que possuo não é de todo a mais adequada para andar a fazer entregas por todas as ruas da cidade de Ponta Delgada, mais especificamente nas ruas do centro histórico, pois tenho um SUV (é grande demais). Mas é o carro que eu tenho para trabalhar e não quero andar de mota, por isso cá estamos.

O facto de ter um SUV também não é por acaso. Aliás, como quase tudo a que a mim me diz respeito, há sempre uma razão estratégica por trás e a escolha do meu carro em 2017 não foi excepção. Mas isso fica para outro post, que este já está demasiado extenso 😉

Portanto, não sejas demasiado rápido a julgar e cuidado com a mentalidade de pobre (que nada tem a ver com o dinheiro que se tem no banco).

Boa semana a todos!

P.s. Uma versão mais curta deste texto (por conta da limitação de caracteres imposta) foi publicada no meu Linkedin e tornou-se viral. Sei que este artigo corre o risco de se tornar numa discussão sobre a Golvo, mas a sua função primária foi inspirar a fazer diferente, a ver diferente, mesmo onde muita gente vê preconceito. Basicamente, a tornar um passivo num activo. A minha opinião sobre a Glovo é aqui expressa em resumo e é verdadeira, mas não é de todo completa, pois um artigo com esse tipo de objectivo teria muito mais a dizer.

O que também pude constatar com a experiência da publicação do Linkedin, é que há muita gente à espera que sejam os outros que lhes digam se ser estafeta de aplicativo é lucrativo e se compensa em relação a todos os custos inerentes. E queria passar a mensagem para que não fiquem à espera disso e que vejam por vocês mesmos. O que eu posso dizer em relação a esse assunto é que é de facto lucrativo. Agora, se a margem de lucro é elevada? Não. Não é. Se isto é uma maneira viável de enriquecerem? Não. DE TODO! Se a margem de lucro para ti faz sentido? Só tu saberás porque isso é consoante o teu custo de vida e a tua avaliação subjectiva entre esforço e recompensa. Para mim fez sentido, porque foi uma forma de eu manter uma viatura paga e semi-nova, que fica disponível para outras eventualidades.

Sejam felizes 🙂

 

Related Posts

  • Retratos de Natal – Iluminação e Efeito BokehRetratos de Natal – Iluminação e Efeito Bokeh
  • Photo Project MinimalismPhoto Project Minimalism
  • #Vídeo – Graciosa, Ilha Branca (Açores)#Vídeo – Graciosa, Ilha Branca (Açores)
  • Diários de uma Viagem à Islândia: Dias 10, 11 e 12Diários de uma Viagem à Islândia: Dias 10, 11 e 12

2 Comments

« Bucket List Versão Açoriana – Para Todos os Portugueses Que Se Prezem

Comentários

  1. Ema diz

    Março 28, 2022 em 1:23 am

    Olá Beatriz,
    Adorei o teu texto! Estava nas minhas pesquisas sobre a Glovo e dei de caras com este teu blog. Quero desabafar contigo que também sou estafeta da Glovo e isso causa algum preconceito, ainda! Tenho 32 anos e vai fazer já 1 ano que colaboro com eles, não sei se poderei ser mais feliz do que ter este emprego, sou livre, como quando tenho fome, fumo quando tenho que fumar, etc etc.. sem dar explicações a chefes ou pedir autorização para seja o que for.. sou feliz assim, livre. Óbvio que tenho as minhas despesas e obrigações como trabalhadora independente mas tudo compensa com a sensação de libertação e felicidade que me traz este emprego. Posso dizer que me encontrei neste emprego, estou a full-time, despedi-me do meu antigo emprego onde era super infeliz. Comecei aqui como part time e hoje estou mesmo a tempo inteiro.
    Adoro os meus colegas brasileiros, paquistaneses, indianos, ciganos e portugueses! (Se faltar algum desculpem ) Consigo ser muito rica em lidar com todas estas nacionalidades que me fazem perceber que além das dificuldades que muitos passam, o meu desenvolvimento a nível pessoal e intelectual cresceu bastante (mesmo o meu inglês).

    Pronto, desabafei um pouco contigo aqui, desejo-te tudo de bom e que continues a seguir o teu coração, como eu faço também.
    Beijinhos de uma colega “desconhecida” da zona do Montijo. Ema.

    Responder
    • Beatriz diz

      Março 28, 2022 em 9:39 am

      Olá Ema!

      Que bom saber de ti! Muito obrigada por partilhares a tua experiência. Não temos que obter a aprovação dos outros para vivermos a nossa vida, mas é impossível negar que sabe bem saber que há pessoas que nos compreendem 🙂 Aqui em Ponta Delgada há várias histórias de colegas como tu, que se despediram dos seus empregos para se dedicarem apenas à Glovo e muitos deles estão a fazer mais dinheiro do que o salário mínimo que ganhavam. Não gosto de ser evangelista e cada um sabe de si, pois somos todos diferentes e valorizamos coisas diferentes, apenas peço respeito e aceitação por jornadas fora do vulgar, pois não estamos a fazer mal a ninguém e todo o trabalho é digno. O que interessa é sermos felizes e estarmos bem, essa sim, é a verdadeira medida do sucesso.
      Beijinho e continuação de bom trabalho!

      Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá! Eu sou a Beatriz e vivo na ilha de São Miguel – Açores. Sou fotógrafa, viajante e proprietária de um alojamento local. Se não estou a viajar, estou a planear a próxima, sempre acompanhada pela minha câmara fotográfica. Quando estou por casa, é habitual encontrares-me a fotografar as paisagens de São Miguel ou a proporcionar as melhores experiências de estilo de vida de um ilhéu a quem me visita.

  • Bloglovin
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

Pelo Instagram

Subscreva a Newsletter e Ganhe Vouchers de Desconto para Sessões Fotográficas ou para Alojamento em São Miguel


À procura de um fotógrafo?
Eu posso ajudar 🙂

design by WE BLOG YOU