És da team favas lovers ou nem por isso? Sei que favas é um prato controverso, pois há muitas pessoas que não gostam. Não é o meu caso. Como favas de bom grado! E hoje vamos viajar na gastronomia açoriana com umas favas à regional 🙂 Continua a ler a receita.
Ingredientes
- Favas secas
- 1 cebola
- 3 dentes de alho
- Azeite
- Sal
- Pimenta moída / massa de pimentão
- Colorau
- Salsa
- Meio copo de vinho de cheiro ou tinto
- 1 gole de vinagre
- Chili em pó (opcional)
Preparação
Deixa as favas secas de molho em água durante 24 horas. Depois dá um corte no olho de todas as favas e deixa em água durante mais 24 horas.
Depois coze as favas em água. Se usares uma panela de pressão demora entre 5 a 10 minutos. Caso contrário demora cerca de 20 minutos a cozer as favas numa panela normal.
Entretanto faz o molho cru das favas num recipiente à parte. Nesta parte, usa o teu gosto em relação às quantidades, pois é tudo um pouco a olho. Coloca então num recipiente 1 cebola picada, três dentes de alho picados, azeite q.b., uma pitada de sal, 2 colheres de sopa de massa de pimentão, 1 colher de sopa de colorau, salsa picada q.b., meio copo de vinho tinto, 1 gole de vinagre e por fim o chili em pó se gostares das favas picantes.
Depois das favas cozerem durante 20 minutos, se tiver muita água, escorre um pouco e adiciona o molho cru às favas. Deixa cozer por mais 10/15 minutos e estão prontas a servir.
Nos Açores as favas são servidas como um petisco, assim mesmo, sem mais nada a acompanhar a não ser pão.
Bom apetite!
Até à próxima receita 😉
Podes ver esta receita em vídeo aqui:
Deixe uma resposta