Hoje vamos viajar pela gastronomia dos Açores através dos Bolos Lêvedos.
Os Bolos Lêvedos são um doce típico regional com origem na freguesia das Furnas, na ilha de São Miguel. Foram os colonos desta freguesia que trouxeram esta iguaria até aos Açores. Os Bolos Lêvedos que antigamente faziam parte da alimentação base da população, hoje transformou-se num símbolo da gastronomia Açoriana, com muita aceitação pelo sector do turismo.
Este pão adocicado, pouco alto, é agora usado para hamburguers em variados restaurantes da região e muito usado pelos locais para substituir o pão num lanche, quer seja bolo lêvedo misto ou torrado com manteiga.
É precisamente nas Furnas que encontra as duas maiores produtoras de Bolos Lêvedos, nomeadamente, a Maria da Glória Moniz e a Rosa Quental. Mas actualmente há já várias padarias a confecioná-los e consegue encontrá-los em qualquer superfície comercial.
Vamos à receita 😀
Ingredientes
- 500g de farinha de trigo de preferência do tipo 65
- 125g de açúcar
- 125g de manteiga
- 5g de fermento padeiro seco instantâneo ou 15g de fermento padeiro fresco
- 200ml de leite meio-gordo ou gordo morno
- 2 ovos
- 1 colher de chá de sal
Preparação
Junte todos os ingredientes num recipiente e misture tudo até formar a massa. Se tiver uma batedeira, facilita.
Deixe a massa tapada a levedar durante cerca de 1 a 2 horas, até dobrar o seu tamanho.
Depois da massa estar levedada, forme bolas do tamanho de uma laranja e coloque-as em cima de papel vegetal polvilhado com bastante farinha. Deixe espaço suficiente entre as bolinhas de massa. Depois de formar todas as bolas, comece a espalmá-las e a cobri-las com farinha. Deixe levedar por mais 2 horas, tapadas.
Está na hora de confeccionar os bolos lêvedos. Aqueça uma frigideira no bico mais pequeno do fogão e use o lume no mínimo. Os bolos têm de cozer muito lentamente, só assim ficarão bem cozidos por dentro, ao invés de ficarem queimados por fora e crus por dentro. Frite os bolos directamente na frigideira, sem colocar farinha e tente retirar o máximo de farinha possível dos bolos antes de os colocar na frigideira. Vire os bolos as vezes que forem necessárias e deixe cozinhar até ganharem uma cor acastanhada de cada lado.
Bom apetite! 🙂
Se preferir, pode ver a receita em vídeo aqui:
Não sabia que se fazia assim. Gosto muito de pão assim doce.
Então acredito que vais gostar deste 😉 Experimenta, cuidado é com a conta do gás lool os bolinhos têm de ser cozidos muito lentamente, demora muito e o gás dessa semana acabou rápido