Ilhoa

  • Sobre
  • Fotografia
    • Paisagem / Natureza
    • Retrato
    • Abstracto / Conceptual
  • Viagens
    • Portugal
    • Noruega
    • Espanha
  • Empreendedorismo
  • Serviços
    • Casa da Margarida – Alojamento Local
    • Packs de Fotografia
  • Contactos

Como Ultrapassar o Medo da Exposição e Fazer Acontecer

Destaque· Empreendedorismo

18 Jun

Tens um projecto pessoal que gostavas de levar a avante, como um blog, uma conta específica de Instagram ou mesmo um canal de YouTube, mas tens receio da exposição? Se a tua resposta foi sim, fica tranquila, fazes parte da maioria e não estás sozinha. Mas afinal de onde vem este medo da exposição e como ultrapassá-lo? É o que vou tentar deslindar nas próximas linhas.

Receio de Críticas Negativas

Todos nós queremos “fazer boa figura”, sairmo-nos bem em algo e sermos reconhecidos por isso. Ou seja, é da natureza humana evitar situações nas quais ficamos vulneráveis a críticas negativas, porque percepcionamos essas situações como inseguras. É inevitável pensar “o que as outras pessoas vão pensar?” “o que as outras pessoas vão achar?”. E por receio que o feedback seja negativo, não fazemos acontecer e negamos a nós próprios resultados potencialmente extraordinários. Porque sejamos sinceros, o não é sempre garantido e se não arriscarmos nunca iremos saber se poderia ser extraordinário.

Não sou boa o suficiente?

Por outro lado, há ainda outra causa que conflui para este receio da exposição: não nos acharmos bons o suficiente. Mais uma vez, a nossa natureza humana prega-nos partidas aqui, pois é quase inevitável compararmo-nos aos outros. E pensamentos tais como: “quem sou eu para fazer isto?”, “se fulano tal já faz isto tão bem, como é que o meu projecto vai ter valor acrescentado?” podem ser recorrentes.

E como ultrapassar tudo isto que nos impede de avançar com um projecto com um certo grau de exposição?

Acho que depois de irmos um pouco a fundo sobre as potenciais causas, fica bem mais fácil perceber o que temos de trabalhar para ultrapassarmos o medo da exposição e fazermos acontecer. Muito resumidamente, na minha opinião, passa por uma mudança de mindset (ahah como se fosse muito fácil fazer isso).

Primeiramente, sobre o receio de críticas negativas, o que terás de pensar, na minha opinião, é que é impossível agradar a gregos e a troianos e aceitar que as críticas negativas vão existir e que está tudo bem com isso. Por fim, aprender a lidar com as críticas negativas de forma saudável (not easy, I know!).

Para te dar algum alento, posso dizer-te que o feedback positivo é bem maior que o feedback negativo. O problema é que a mente humana foca-se muito mais num evento único negativo, em vez de muitos eventos positivos. E aí, o que terás de fazer é um esforço consciente de te focares no positivo e relativizares o negativo.

O que também me ajuda a ultrapassar as críticas negativas é pensar que quando estas começam a aparecer eu estou de Parabéns. Confuso? Eu já explico lol Quando fazes acontecer, estás a abanar o status quo da cena e isso é desafiante para as pessoas que orbitam em redor, principalmente aquelas que secretamente gostariam de estar no teu lugar, mas que por qualquer razão não conseguem sair da mesmice. Uma vez que elas não conseguem dar o passo, vão querer que tu voltes à “normalidade”. Para perceberes melhor esta ideia aconselho que ouças este podcast “Why People Really Hate Us Online?” e entendas o “efeito dos caranguejos num balde”.

Assim, se tens Haters, Parabéns! Estás a ser RELEVANTE, trazes VALOR e estás a FAZER ACONTECER!

Em relação a não nos acharmos bons o suficiente, aqui terás de trabalhar a tua auto-estima e amor-próprio. Tens de ter confiança nas tuas capacidades e acreditar que és capaz. Eu tenho um blog de fotografia, viagens e empreendedorismo, assim como existem dezenas de blogs sobre os mesmos temas e então? Cada pessoa é única e em consequência os blogs serão diferentes. Cada um de nós tem algo de diferente e de valor para acrescentar e os leitores irão identificar-se mais com uns do que com outros. Há audiência para todos.

E se juntarmos a Introversão à equação? 😛

Agora imagina que para além destes receios tão universais, ainda seres introvertido xD Ahah é o meu caso! Às vezes acho incrível que uma pessoa tão introvertida como eu, ande a fazer vídeos para o YouTube, a escrever coisas tão pessoais num blog etc. Mas por outro lado, acho que faz todo o sentido.

A internet, as redes sociais e as plataformas online vieram revolucionar um pouco o mundo dos introvertidos, eu pelo menos por mim falo! Este meio de comunicação online é para mim muito mais fácil do que enfrentar certas situações sociais pessoalmente. E o mais curioso é que muitas das pessoas que se expõem por aqui e mesmo na televisão são na sua maioria introvertidas. Um exemplo é o Helfimed que já chegou a dizer que todos os humoristas / comediantes que conhece são igualmente introvertidos no seu dia-a-dia.

Eu já me debrucei sobre este assunto várias vezes e isto dava todo um novo artigo que fica para a próxima 😉

Pensa Nisto!

Agora quero só deixar-vos com estas questões para refletirem:

  • Preferes arrepender-te de algo que tentaste ou do que nunca chegaste a fazer?
  • Consegues viver na incerteza de não saber como poderia ter sido se tentasses?

Porque a magia acontece mesmo fora da nossa zona de conforto, pois é aí que se encontra o incrível em oposição à normalidade 🙂 Energias positivas para todos vocês 🙂

3 Comments

« Primeiras Impressões da Objectiva Canon EF-S 10–18 mm f / 4.5–5.6 IS STM
Sessão de Fotografia Boudoir – O que É e a Quem se Destina »

Comments

  1. Nuno França - Photography says

    Junho 24, 2019 at 4:24 pm

    Gostei muito do artigo! 🙂

    Beijinho

    Responder
    • Beatriz says

      Junho 25, 2019 at 11:17 am

      Boa! 😉 Obrigada!

      Responder

Trackbacks

  1. Feito é melhor que perfeito? - Ilhoa diz:
    Outubro 29, 2019 às 11:41 am

    […] no seguimento do artigo, de vertente mais motivacional, que escrevi sobre como ultrapassar o Medo da Exposição, surge agora este que visa desconstruir uma das razões que é muitas vezes invocada como […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá! Eu sou a Beatriz e vivo na ilha de São Miguel – Açores. Sou fotógrafa, viajante e proprietária de um alojamento local. Se não estou a viajar, estou a planear a próxima, sempre acompanhada pela minha câmara fotográfica. Quando estou por casa, é habitual encontrares-me a fotografar as paisagens de São Miguel ou a proporcionar as melhores experiências de estilo de vida de um ilhéu a quem me visita.

  • Bloglovin
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

Pelo Instagram

Instagram post 2196743609756253285_4536517379 Vamos todos ficar de boca aberta? lol O meu regresso desta última viagem e do Exodus Aveiro Fest 2019 tem sido turbulenta emocionalmente. Ontem confessei ao @nunofranca_photo que estou sem vontade de regressar ao online. E se tive necessidade de expressar isto em voz alta, então a coisa é grave. "Então, mas tu de nós dois tens tempo para te dedicares a isso que gostas e não queres voltar?!" Pois, é o que temos. Pelo menos por agora. Até pode ser que amanhã acorde com a pica toda, mas não me parece... Estou a colocar tudo em causa e a questão que ainda não consegui responder não me deixa em paz "Porquê? Porquê? Porquê? Mas porque é que eu faço isto? (por isto entenda-se o meu projecto online). Sempre fiz por gosto, porque me dá prazer, mas parece que deixou de fazer sentido, que é superficial. Eu criei o blog em 2017 para ser uma montra do meu trabalho fotográfico e poder impulsionar esta minha área profissional. Ao longo do tempo o blog tornou-se noutras coisas e o meu caminho profissional na área da fotografia parece que não arranca, apesar do grande progresso que sinto que fiz nessa área. E depois todas as mensagens de sucesso instantâneo e de que são todos uns badass nos seus nichos por aqui estão a encher-me o saco. Porque eu não tenho problemas em valorizar o meu trabalho e sei que sou boa fotógrafa, profissional e apaixonada por isto, mas só isto não tem bastado por aqui. Sei que mais cedo ou mais tarde vou encontrar a resposta dentro de mim para dar seguimento a isto, mas até lá está-se em banho maria. A privação de vitamina D também não deve estar a ajudar loool Sinto-me em fase de transição e isso também se tem manifestado no exterior e fiz uma mudança de visual. Quem sabe não mostre também isso em breve :)
.
.
.
.
.
#shooters_pt #portrait_perfection #portraitmood #portraits #portraits_ig #portraiture #postthepeople #quietthechaos #photodaily #talentoportugues #photooftheday #picoftheday #pursuitofprotraits #portraitgames #theportraitgames #theportraitproject #portraitpage #moodyports #nextvisualportraits #studio
Instagram post 2188034039580022564_4536517379 ALERTA GIVEAWAY! Nesta Black Friday vou sortear uma Sessão Fotográfica. Podes escolher entre retrato individual ou de casal e o local da sessão, desde que seja em São Miguel :)
Para participar tens de ter mais de 18 anos e seguir as seguintes instruções:
- identificar um amigo nos comentários. Podes identificar vários amigos, cada comentário vai servir como uma nova entrada no sorteio.
- Seguir este perfil ( @ilhoa_photo.travel.blog )
O sorteio termina a 12 de Dezembro de 2019 à meia-noite e o vencedor vai ser divulgado nas stories a 13 de Dezembro.
Boa sorte!
Instagram post 2186584937629729620_4536517379 Cada um de nós vê o mundo através das suas lentes. Funciona como um filtro que foi construído tendo por base o nosso contexto e experiências. Isto por vezes traz grandes mal entendidos. Com certeza que já te aconteceu a situação de outra pessoa ter colocado um sentido completamente diferente àquilo que transmitiste. Isto acontece-me com frequência. Houve uma em particular que não me esqueci e que aconteceu na minha adolescência. Numa noite, estava numa esplanada de um café popular da minha cidade e aproxima-se um senhor que me pergunta qual é o caminho para o Campo São Francisco. Eu respondi que bastava seguir pela rua x e ir sempre em frente até encontrar um local todo iluminado, isso significava que tinha chegado ao destino. Qual é o meu espanto quando começo a ser insultada e acusada de racismo "estás a dizer isso das luzes porque sou preto né?". Para mim estas afirmações eram completamente descabidas, afinal de contas estavam a decorrer as festas de verão e o Campo São Francisco é decorado com iluminações. Fiquei de rastos pelo homem ter pensado tal coisa e uma amiga tentou acalmar-me e retirar importância ao assunto. Pois essa não tinha sido a minha intenção. Mais exemplos teria para contar. Já me questionei se serei eu que não comunico com clareza, mas chego à conclusão que seja qual for a forma, as outras pessoas vão sempre entender aquilo que querem, ou melhor dizendo, vão interpretar através das suas lentes. Tenho trabalhado para manter a minha tranquilidade e paz de espírito, pois sei o que quis dizer e não sou de todo responsável pelo o que as outras pessoas projectam, pois isso diz mais delas do que de mim. O que achas disto?
.
.
.
.
.
#shooters_pt #portrait_perfection #portraitmood #portraits #portraits_ig #portraiture #postthepeople #quietthechaos #photodaily #talentoportugues #photooftheday #picoftheday #pursuitofprotraits #portraitgames #theportraitgames #theportraitproject #portraitpage #moodyports #nextvisualportraits #studio
Instagram post 2181511047412900258_4536517379 Brincando com as luzes e sombras. Vamos a saber quem está aqui em maioria... os amantes de estúdio ou Não! 🤔 Se gostas de fotografia de estúdio comenta com 👍 Caso contrário 👎
.
.
.
.
.
#shooters_pt #portrait_perfection #portraitmood #portraits #portraits_ig #portraiture #postthepeople #quietthechaos #photodaily #talentoportugues #photooftheday #picoftheday #pursuitofprotraits #portraitgames #theportraitgames #theportraitproject #portraitpage #moodyports #nextvisualportraits #studio

Subscreva a Newsletter e Ganhe Vouchers de Desconto para Sessões Fotográficas ou para Alojamento em São Miguel


À procura de um fotógrafo?
Eu posso ajudar 🙂

design by WE BLOG YOU