Olá 🙂
Todos nós já sabemos e temos consciência do poder que as redes sociais têm nos dias de hoje. Se conseguirmos captar a atenção de uma grande audiência e formar uma comunidade com os mesmos interesses que os nossos, podem abrir-se oportunidades pelas quais não esperávamos.
Sendo fotógrafa, sempre me interessei pelo Instagram e assim que tive o meu primeiro smartphone (que já agora, não foi assim há tanto tempo) foi das primeiras aplicações a instalar e explorar. E confesso que ando obcecada com o Insta há várias semanas.
Para quem gosta de fotografia, o Instagram é um mundo com utilizadores que geram excelente conteúdo nessa área. Tenho descoberto grandes fotógrafos, de todo o mundo, no Instagram. Para além disso, tenho dedicado mais tempo ao Instagram porque descobri mais do que um casal português por lá, que em (relativamente) pouco tempo, conseguiu criar uma comunidade grande de seguidores, ao ponto de serem abordados para parcerias com marcas. E isso motivou-me muito.
Até então, sempre fui (e continuo a ser um pouco) céptica em relação a personas que andam por aí a dizer como é fácil ser nómada digital. Atenção, não é fácil! Mas depois de descobrir estes dois exemplos, sei que exige muito trabalho e dedicação (como tudo na vida), mas se calhar não é um objectivo assim tão intangível. Então comecei a dedicar-me mais ao Instagram.
A minha experiência no Instagram
Sou jovem, mas já não vou para nova (lol), sinto que a minha geração não é grande entusiasta do Instagram. Muitos amigos meus do facebook, da minha idade, não têm Instagram. Logo aí, já estou em desvantagem em relação ao meu número de seguidores.
Quando comecei esta experiência, tinha 301 seguidores, ao fim de 5 dias passei a ter 511. O objectivo é chegar aos 1000 🙂 Já agora, não te esqueças de me seguir lá 😉 @ilhoa_photo.travel.blog
Podes achar que consegui pouco em 5 dias, mas olha que não, tendo em conta que estamos a falar da obtenção de seguidores de forma orgânica (não paga).
Então vou te deixar com as minhas dicas, que me valeram este resultado. Algumas são básicas, mas imprescindíveis, pelo que vou ter de mencionar (apesar de muito provavelmente já teres lido milhentas vezes). E outras não li em lado nenhum e descobri por mim.
1) O Conteúdo É Rei!
Yap! Esse grande chavão do mundo digital não é só blá blá blá, é mesmo assim. O conteúdo tem de ser bom! As fotografias têm que ser bonitas, bem editadas e criativas. Se tiveres jeito para a escrita, coloca uma boa descrição relacionada com a foto. Uma vez que o Instagram é uma app com muitos utilizadores internacionais, eu opto por escrever em Inglês, a dita língua universal.
https://www.instagram.com/p/BnJrcZ7naiS/?taken-by=ilhoa_photoprojects
2) Usar muitas e boas hashtags
Podes usar até 30 hashtags por foto. Não desperdices, usa o máximo de hashtags permitidas! Uma coisa que descobri que resulta é colocar algumas hashtags aquando da publicação da foto. E umas horas depois, voltar a colocar mais hashtags como comentário à foto. Assim, consegues que a tua foto tenha uma vida mais longa no Instagram, pois as hashtags funcionam da mesma forma, tanto na descrição da foto, como nos comentários.
https://www.instagram.com/p/BnBDoG5n3DZ/?taken-by=ilhoa_photoprojects
3) Procurar activamente pessoas cujo conteúdo te interessa e segui-las
Eu falhava muito neste ponto. Cingia-me a pessoas amigas ou conhecidas e depois desempenhava um papel passivo, no qual esperava que me encontrassem. Errado! Toma um papel activo e vai à procura de pessoas com os mesmos interesses que tu e segue-as. Encontrei pessoas fantásticas, com feeds lindos e que tornam os meus dias no instagram mais bonitos 🙂 Para além disso, a probabilidade de a pessoa retribuir o follow é grande e assim é uma relação win win.
Podes procurar pessoas para seguir ao fazeres pesquisas de hastags por assuntos que te interessam. Podes explorar os seguidores de pessoas que admiras e que provavelmente terão o mesmo interesse em seguir-te porque tratas dos mesmos assuntos. E podes conferir o perfil de pessoas que comentam fotos de pessoas reconhecidas na área que partilhas (por exemplo pessoas que comentam as fotos de um blogger português de viagens reconhecido).
Em suma, fazer muitos follows e receber muitos follows.
4) Interagir com os utilizadores
E com interacção estamos a falar de likes, mas também de comentários. Quem sabe se não inicias uma boa amizade 🙂 Dizem que o actual algoritmo do instagram valoriza mais fotos que geram comentários, do que likes.
5) Saber em que horários se deve postar
Há mais probabilidade de a tua foto receber muita interacção se ela for publicada numa hora em que muitos utilizadores estão online. Sei que existem apps para se saber o melhor horário de publicação de fotos no instagram, mas eu pessoalmente não uso. Porque, por tentativa e erro, já percebi qual é o melhor horário para mim, mas isso depende do vosso público-alvo e respectivos hábitos. No meu caso, o melhor horário é logo de manhãzinha, quando se acorda, antes de se ir para o trabalho até à hora de almoço.
6) Ter paixão pelo que se faz
Esta deveria ser a dica número 1! lol A primeira premissa será sempre criares conteúdos de assuntos que te interessam, apaixonam e dominas. Pois assim a motivação é outra, porque levar as coisas a sério não quer necessariamente dizer que não possamos ter prazer nisso, muito pelo contrário. Fazer o que nos apaixona é meio caminho andado para produzirmos conteúdos de qualidade.
Para além disso, se gostamos do que fazemos, somos mais resilientes e persistimos mesmo quando os resultados são poucos, porque de início é bastante difícil.
https://www.instagram.com/p/Bm-h2PpHzBR/?taken-by=ilhoa_photoprojects
Vamos lá colocar esses Instagrams a bombar 😀 Se dedicares apenas meia hora por dia a colocar em prática estas dicas, já irá fazer muita diferença.
Aceita o desafio desta experiência e não te esqueças de me dizer como correu e de partilhar as tuas dicas comigo.
Beijinho
Muito bom!!
Belíssimas dicas! 😀
Obrigado uma vez mais!
Beijinho
Obrigada. beijinho