Hoje decidi reinventar um conteúdo que fiz para os stories do meu Instagram e trazê-lo em forma de artigo para o blog. Venho assim falar-vos sobre o “efeito estrela” quando se fotografa fontes de luz.
O objectivo é conseguir o efeito que podem ver na seguinte fotografia, onde é visível vários raios do sol. Pode parecer fácil, mas é necessário estar atento às configurações da câmara para se fazer este efeito estrela, caso contrário vais ficar apenas com uma grande bola de luz.
Primeiro de tudo, é necessário que a tua máquina fotográfica tenho o modo manual para controlares as três variáveis da fotografia: Abertura, Velocidade e ISO.
Para o “efeito estrela” a variável mais importante é a Abertura. É necessário usar as aberturas mais pequenas possíveis da objectiva utilizada, ou seja, usar números de f grandes.
Em regra, é possível obter o “efeito estrela” com números de f entre f11 a f22.
Para compreendermos melhor este fenómeno, podemos fazer um paralelo com os nossos próprios olhos. À noite, na rua com os candeeiros ligados, se semi cerrarmos os olhos, as fontes de luz ficam em formato estrela. É o equivalente a aberturas pequenas da lente.
Atenção que isto também vai afectar a tua profundidade de campo da foto. Por isso, testa o f que melhor equilibra o efeito estrela e a profundidade de campo desejada.
Porque é que o número de pontas da estrela varia?
O número de pontas da estrela varia consoante a construção de cada lente, mais especificamente com o número de lâminas que ela possui no diafragma.
Por isso, diferentes lentes darão diferentes números de pontas da estrela.
Dica Extra!
Ter as lentes e os filtros (se estiveres a usar) limpos também é uma importante dica extra!
Espero que tenhas gostado e bons clicks! 🙂
Excelente dica! A fotografia ficou espectacular! 😀
Beijinho