E chegou um dos artigos mais esperados! Quanto custou ir à Islândia? Vou contar-te tudo 😉 Vem daí!
Fomos à Islândia ainda no seu Inverno rigoroso e isso custou-nos uns euros extra, pois tivemos um acidente rodoviário e alterações ao itinerário sem reembolso dos custos já pagos.
Eu viajei com o meu companheiro e dividimos todas as despesas, pelo que o cálculo destes valores diz respeito somente à minha parte, ou seja, para uma pessoa.
De seguida vou apresentar os custos por rubricas:
Viagens
Total voos: 435,68 euros
- Voos ida e volta Lisboa – Manchester – Reiquiavique – Manchester – Lisboa, com bagagem de porão e lugares marcados: 356,75 euros (Easyjet)
- Voos ida e volta Ponta Delgada – Lisboa – Ponta Delgada: 78,93 euros (Azores Airlines – Sata)
Alojamento
Total Alojamento – 569,92 euros
- 2 noites Nordurey Garden City Hotel (com pequeno-almoço): 104,40 euros
- 1 noite Welcome Edinborg (sem pequeno-almoço): 33,47 euros
- 1 noite Guesthouse Nypugardar (com pequeno-almoço): 44,57 euros
- 1 noite Hofn Inn (com pequeno-almoço): 33,20 euros – Cancelado sem reembolso
- 1 noite extra Guesthouse Nypugadar (com pequeno-almoço incluído): 54,54 euros
- 1 noite Guesthouse Reynir (sem pequeno-almoço): 43,70 euros
- 2 noites Nordurey Garden City Hotel (com pequeno-almoço): 98,55 euros
- 1 noite extra Nordurey Garden City Hotel (com pequeno-almoço): 51,46 euros
- 1 noite North Star Hotel Snaefellsnes (com pequeno-almoço): 46, 53 euros – Cancelado sem reembolso
- 2 noites T10 Hotel Iceland (com pequeno-almoço): 59,5 euros
Carro Alugado
Total carro: 1.312,26 euros
- Rent-a-car: 445,88 euros
- Reboque: 179,57 euros
- Gasolina: 57,53 euros
- Dano ao carro: 629,28 euros
Quando tivemos o despiste com o carro, fizemos danos no pára-choques no valor total de 1.258,56 euros (que dividimos pelos dois). Tivemos que adiantar na rent-a-car local, pois alugamos o carro através de um mediador, a Autoeurope. Foi um choque ter que adiantar um valor tão elevado quando tínhamos feito a reserva na Autoeurope.pt com o seguro máximo.
O senhor da rent-a-car local, neste caso a Budget, explicou-nos que deveríamos enviar a documentação para a Autoeurope para eles nos pagarem, uma vez que tínhamos feito o supercover insurance e assim fizemos.
Quando as coisas correm bem, não há nada a apontar, mas quando há um acidente ou dano no carro e precisas de accionar o seguro, é aí que as coisas se complicam…
Primeiro, só por este processo de ter que adiantar valores e só depois iniciar o processo de enviar os documentos e esperar demasiado tempo por uma resposta para mim não é vantajoso, pelo que com esta experiência ficou bem claro para mim que nunca mais iria usar mediadores de rent-a-car como a Autoeurope.pt ou a Europecars.
Mas o pior ainda estava para vir quando o pedido de devolução da franquia foi recusado pela Autoeurope, pois alegaram que faltava um documento, que em lado nenhum do contrato estava explícito ser necessário e que já não nos era possível arranjá-lo. Típico das seguradoras, encontrar uma entrelinha qualquer para não terem de pagar!
A cereja no topo do bolo foi quando fui contactada pelo Autoeurope Portugal após ter saído o artigo de Dicas Úteis para Viajar na Islândia a proporem-me uma parceria 😂
Por isso, deixo bem claro aqui que as minhas opiniões não estão à venda e o que contará sempre é a qualidade do serviço em si, que neste caso, não recomendo de todo.
Alimentação
Total Alimentação: 225,26 euros
Souvenirs
Total souvenirs: 144,01 euros
- Íman: 6,89 euros
- Colar banhado em ouro: 137,12 euros
Museus
Total Museus: 20,49 euros
Parque de estacionamento
Total parque de estacionamento cascata: 2,47 euros
Blue Lagoon
Total Blue Lagoon: 88,25 euros
Totalíssimo: 2798,34 euros
E com este artigo despeço-me da Islândia. Outras aventuras virão! Mantenham-se seguros 🙂
Não fosse a cena do carro, até é um valor aceitável
Sim, também acho. Também fomos em época baixa, embora não aconselho irem no Inverno se o objectivo é dar a volta à ilha. Mas meia estação como a Primavera e Outono parece-me uma boa opção. Já no Verão, época alta, deve encarecer mais um pouco.
Mesmo sem acidente é caro, em 2018 fui duas semanas à China e foi bem mais barato, tendo visitado Beijing, X’ian, Guilin, Macau e Hong Kong com viagens em avião entre estas cidades, guia, motorista e carro individual e acolhimento em todos os aeroportos exceto Hong-kong
Olá! Acho que já é do conhecimento comum que a Islândia é um destino caro. Por isso, para os padrões da Islândia acho que fizemos uma boa ginástica orçamental, à custa de escolhas como comer muitas sandes de supermercado e viajar na época baixa. Contudo, há um nível de conforto que não abdicámos como alojamento com casa-de-banho privada. Por fim, queria deixar a nota que o caro/barato é muito relativo e uma interpretação pessoal consoante os rendimentos de cada um e acima de tudo das prioridades de cada um. Há quem ache aceitável dar este valor por um telemóvel e para mim não faz sentido. Não estou a dizer que um é certo e outro errado, mas que cada um valoriza coisas diferentes. Eu mal posso esperar para voltar à Islândia para ir à zona norte 🙂 Obrigada pelo comentário.