Se a tua ideia é fazer uma roadtrip pela Islândia, então há coisas que deverás ter em atenção, pois conduzir na Islândia exige mais cuidados.
O tempo na Islândia é imprevisível todo o ano e pode mudar em minutos. Isto quer dizer que podes apanhar a qualquer momento alertas para ventos fortes, tempestades de neve, etc.
A coisa complica-se ainda mais se fores fazer a tua roadtrip no Inverno da Islândia. Prepara-te para conduzir em gelo e neve. Tem também em atenção que de Inverno as estradas secundárias da Islândia estão encerradas, mantendo-se contudo a N1, mais conhecida como a ring road, que dá a volta à ilha.
Então, que cuidados deverei ter para conduzir na Islândia?
1. É obrigatório por lei ter as luzes do carro sempre ligadas na Islândia
Primeiro deverás saber que na Islândia é obrigatório ter sempre as luzes do carro ligadas. Se algum carro passar por ti e fizer sinal de luzes, provavelmente é porque tens as luzes desligadas.
2. É proibido parar à beira das estradas
Sim, eu sei que custa para cumprir esta regra, mas lembra-te que é pela tua segurança e dos outros. É preciso combater a vontade de parar em qualquer lado nas estradas da Islândia para tirar fotografias, porque é proibido e pode ser mesmo perigoso. Cumpre as regras!
3. Verifica o estado das estradas no site road.is
Verifica sempre o estado das estradas do teu roteiro no site road.is . Aqui poderás verificar se as estradas estão abertas ou fechadas, se estão com gelo etc.
4. Verifica o teu trajecto no site safetravel.is
Neste site podes adicionar o teu percurso e saber que condições vais encontrar pelo caminho.
5. Verifica se há alertas meteorológicos no site vedur.is
O sítio mais fiável para verificar o estado do tempo na Islândia é no site vedur.is . Aqui vais encontrar alertas meteorológicos no topo da página quando eles existirem.
Se houver algum alerta para a tua zona e aconselharem a não conduzir, sugiro que acarretes o conselho e não te aventures mesmo que a estrada esteja aberta.
6. Tem uma condução defensiva
Conduz devagar se houver gelo e neve na estrada e não te deixes pressionar por outros automobilistas. É preferível do que ter um acidente como nós tivemos (podes ler esse episódio aqui)
Se sentires o teu carro derrapar numa estrada com gelo, NÃO USES O TRAVÃO de maneira nenhuma, NEM TENHAS MOVIMENTOS BRUSCOS COM O VOLANTE. Segura bem o volante com firmeza, numa tentativa de voltares a ter o controlo no carro.
Se precisares de travar numa estrada com gelo e neve, USA O MOTOR EM VEZ DO TRAVÃO.
7. Aluga uma viatura com seguro máximo numa rent-a-car local
Uma vez que conduzir na Islândia é bastante imprevisível, eu aconselho que neste destino alugues viatura com o máximo dos seguros.
O simples vento na estrada pode causar danos no carro por levantar gravilha, pedras e neve.
De acordo com a minha experiência, não alugues carros em intermediários como a autoeurope.pt ou europcar.pt e aluga directamente à rent-a-car local.
Nós alugamos carro na autoeurope.pt com supercover insurance e tivemos um acidente na Islândia que causou danos no pára-choques do carro e por termos feito o aluguer através de um intermediário fomos obrigados a adiantar e pagar o valor do dano do carro à rent-a-car local.
Tendo em conta que a Islândia é um país caríssimo, o simples pára-choques (a parte de plástico do carro) custou-nos 1.258,56 euros. Depois tivemos que iniciar o processo de devolução da franquia com a autoeurope.pt, ao enviar uma data de documentação exigida e esperar uma eternidade por uma resposta.
Se tivéssemos feito o aluguer directamente com a rent-a-car local com o seguro máximo já não teríamos de adiantar o valor. Lição aprendida. Nunca mais uso sites de intermediários para alugar carros.
Se tiveres alguma questão que eu possa ajudar, não hesites 😉
[…] falei nisto neste artigo, mas volto a referir. Uma vez que conduzir na Islândia é bastante imprevisível, eu aconselho que […]