A Massa Sovada é um doce típico Açoriano que marca presença na Páscoa e nas Festas do Espírito Santo.
É também a massa sovada que acompanha outro prato Açoriano muito famoso: a Alcatra da Terceira.
A confecção da massa sovada pode variar de ilha para ilha, mas a base acaba por ser a mesma. Por exemplo, há quem goste da massa a saber a limão (como eu fiz) e há quem não goste.
Apesar de uma mal interpretação de uma receita de massa sovada me ter feito queimar a massa, ainda foi possível salvá-la. Não ficou com muito bom aspecto, mas posso garantir que ficou deliciosa (para saber mais pormenores do que aconteceu, veja a receita em vídeo que se encontra no fim deste artigo). Desapareceu num instante, quase que não restou para a Alcatra que fiz uns dias a seguir 🙂
Vamos então à receita de Massa Sovada.
Ingredientes
- 6 chávenas de farinha de trigo
- 1 chávena e 1/4 de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 5 ovos
- 1 colher de sopa de fermento padeiro instantâneo
- 125 g de manteiga
- 1 chávena de leite (de preferência meio-gordo)
- raspa de casca de 1/2 de um limão
Preparação
Comece por colocar a chávena de leite meio-gordo num recipiente maior, de modo a que consiga colocar lá dentro as 125 g de manteiga cortada aos cubos. Aqueça no micro-ondas até derreter a manteiga. Depois reserve e deixe arrefecer.
Num recipiente para bater, coloque 1 chávena e 1/4 de açúcar, metade da raspa de 1 limão, meia colher de chá de sal e 4 ovos. Bata durante 2 minutos.
Depois junte a chávena de leite com a manteiga que aqueceu previamente e bata por mais 1 minuto.
Agora adicione uma colher de sopa de fermento padeiro instantâneo, as seis chávenas de farinha de trigo e bata durante 5 minutos. Deverá ficar com uma massa macia e elástica (pegajosa até). Se ficar muito dura pode adicionar mais um pouco de leite. Se por outro lado ficar muito mole, então adicione mais um pouco de farinha. As farinhas são diferentes e a consistência da massa vai depender disso.
Deixe a massa levedar tapada durante 15 minutos. Depois amasse durante alguns minutos à mão. Volte a tapar para levedar até dobrar o seu tamanho (eu deixei cerca de 2 horas).
Depois unte a forma para levar ao forno com manteiga e coloque lá a massa e deixe levedar por mais 2 horas.
Por fim, pincele o topo da massa com 1 ovo batido, pode fazer uns cortes no topo da massa para criar um efeito de estrela por exemplo.
Leve ao forno durante 1 hora a 150 graus celsius.
Bom apetite!
Se preferir, pode ver esta receita em vídeo aqui:
Apesar do “incidente”, a massa ficou espectacular, com o aroma a limão que gosto tanto!
Beijinho