Ilhoa

  • Sobre
  • Fotografia
    • Paisagem / Natureza
    • Retrato
    • Abstracto / Conceptual
  • Viagens
    • Portugal
    • Noruega
    • Espanha
  • Empreendedorismo
  • Serviços
    • Casa da Margarida – Alojamento Local
    • Packs de Fotografia
  • Contactos

Como ser Trabalhador Independente com um Pequeno Negócio em Tempos de Pandemia?

Destaque· Empreendedorismo

11 Mai

Seria impossível escrever um artigo generalista sobre este assunto que cobrisse todas as situações e todos os trabalhadores independentes, porque varia muito de área para área etc. Mas vou dar o meu melhor para criar uma “proposta” para cada situação, espero que seja útil.

O novo coronavírus que desenvolve a doença Covid-19 está a gerar uma crise mundial, pois trata-se de uma pandemia. E o que é que acontece em momentos de crise económica? O desemprego aumenta, o poder de compra diminui, aumenta o risco de pobreza, entre outras coisas. Ou seja, muitas pessoas estão já a passar, ou vão passar, por momentos de grandes dificuldades.

Com este artigo pretendo focar-me nos trabalhadores independentes que possuem pequenos negócios, ou seja, que não são financeiramente dependentes de uma entidade terceira. Estes trabalhadores independentes não têm direito a subsídio de desemprego se de um momento para o outro houver uma redução da sua actividade económica. Logo, estes pequenos empreendedores constituem uma franja muito vulnerável dos trabalhadores portugueses e claro que não ficaram imunes aos efeitos do corona (como aliás, quase toda a gente).

Muitos destes trabalhadores independentes viram a sua facturação reduzir 50% ou mais, ou mesmo a 100%, como é o meu caso. Se estes trabalhadores independentes estão abrangidos pelo regime de Segurança Social e fizeram descontos nos 3 meses anteriores a Março (ou seja, Dezembro 2019, Janeiro e Fevereiro 2020) puderam pedir um apoio excepcional à Segurança Social por redução da actividade económica.

No entanto, as áreas de muitos destes trabalhadores independentes são sazonais, ou seja, estes trabalhadores ganham a maioria do seu rendimento no Verão por exemplo, como é o caso do sector do turismo e dos casamentos. E para estes trabalhadores, os últimos meses do ano e os primeiros meses do ano são precisamente os meses de menor facturação e são exactamente esses meses que estão a ser contabilizados para apurar o valor do apoio da Segurança Social. Resultado, estes trabalhadores independentes estão a receber muito pouco de apoio, não chegando para cobrir as despesas mais básicas.

Mas este não vai ser um artigo de lamúrias! Esta foi apenas uma pequena introdução do contexto e situação do tema. Portanto, agora vamos focarmo-nos em direcções para o futuro.

A tua área de negócio continua a fazer sentido em tempos de pandemia?

Acho que esta é a primeira pergunta a que temos de responder. O produto / serviço que prestas continua a ser necessário em tempos de pandemia? Continua a ser procurado? Continua a responder a uma necessidade do teu público-alvo neste novo contexto?

O teu produto / serviço pode continuar a fazer sentido em tempos de pandemia, mas por exemplo a sua distribuição pode estar desadequada. Por exemplo os restaurantes continuam a ter um produto / serviço que é procurado por bastantes consumidores (apesar de poder ter tido um decréscimo na procura, ela ainda existe. Ainda há quem queira comer comida de restaurante). Contudo, durante muitas semanas não foi possível usufruir destes espaços, mas os restaurantes puderam adaptar o seu canal de distribuição com serviços take-away e entrega ao domicílio. Será que tu poderás fazer algo semelhante? Por exemplo, será que podes adaptar o teu produto / serviço ao meio digital e entregares através desta via?

A tua área de negócio deixou de fazer sentido em tempos de pandemia?

Se por outro lado a tua área de negócio deixou de fazer sentido em tempos de pandemia, então não vale a pena bater no ceguinho. A boa notícia é que no futuro, quando houver um tratamento para o covid e as coisas normalizarem, muito provavelmente o teu negócio passará novamente a fazer sentido. A má notícia é que algumas áreas terão uma recuperação mais rápida e outras áreas terão uma recupeção mais lenta. Por exemplo os cabeleireiros e gabinetes de estética terão uma recuperação mais rápida que o sector do turismo.

Então, o que fazer entretanto?

Começa já a trabalhar para a retoma da tua actividade pós-corona. Como? Se o teu negócio não tem uma presença online, começa por aí e cria uma estratégia de comunicação e marketing de conteúdo. A tua marca tem de aparecer, tem de continuar a comunicar com o seu público-alvo e a criar relações com os seus potenciais clientes. Tens de criar uma estratégia para a tua marca estar na memória do seu público, porque quando for possível retomar a actividade irão lembrar-se de ti.

Aqui posso dar-te o meu exemplo. O meu alojamento local está parado e muita da minha estratégia de conteúdo para este negócio passa por dar dicas de São Miguel. É através deste conteúdo que muitos dos meus clientes chegam até ao meu alojamento local. Mas dar dicas de São Miguel numa altura em que as pessoas estão confinadas em casa e não podem viajar deixou de fazer sentido. Então tive que pensar que conteúdo poderia fazer sentido agora e criei uma nova rubrica que se chama “Viagem pela Gastronomia dos Açores”, com o mote “Se não pode vir até aos Açores, eu levo os Açores até sua Casa!”. Neste novo conteúdo dou a conhecer receitas de pratos e doces típicos dos Açores, que o meu público pode recriar em casa e matar saudades ou conhecer pela primeira vez os Açores através da gastronomia. Assim, mantenho a comunicação com o meu público-alvo, crio relações e fico na sua memória. Quando as viagens retomarem e estiverem a planear uma viagem a São Miguel, pode ser que se lembrem de mim 🙂

Mas não basta ficar por aqui. É preciso ir mais longe e começar também a preparar uma campanha pós-corona, que seja uma oferta irresistível. Também já estou a trabalhar nisso, mas para já ainda ficará no segredo dos deuses para não estragar o seu lançamento 😛

E agora contra-argumentas. Ok, isso é tudo muito giro, mas não traz dinheiro! Como sobrevivo agora?

Pessoas, eu gostava muito de ajudar, mas também não sou fada-madrinha. Não tenho nenhuma solução mágica para isto. O que posso acrescentar é que se não tinhas uma reserva de emergência (que eu já tanto defendi por aqui) deverás construí-la, porque se há coisa que o corona nos ensina, é sobre a sua importância. Para mim, isso foi condição essencial e obrigatória para eu iniciar o meu negócio. Se não tivesse esta almofada financeira, não iria para a frente.

Para além disso, se em paralelo for necessário virares-te para outro trabalho que tenha agora muita procura, bora lá! Sei que nesta altura não é fácil arranjar novos trabalhos, tens de soltar a criatividade que há em ti, há sempre alguma coisa que se pode fazer. Eu apesar de ter a minha reserva de emergência, não gosto de ficar parada à espera que a situação mude enquanto gasto a minha almofada financeira. Vou imediatamente procurar outras formas de rendimento. Por exemplo, como renda extra sou estafeta da Glovo. Preconceitos não pagam contas! Tens de pensar e fazer diferente!

Por fim, e esta é a parte mais difícil para mim, aceita a ajuda dos outros. Se tens uma rede de apoio próxima, marido / companheiro, família nuclear ou alargada que te oferece ajuda, engole o orgulho e aceita. Não rejeites o seu amor e agradece por teres esta rede de apoio.

 

Não. Não vai ficar tudo bem. Há pessoas que morreram, há pessoas que vão passar fome. Mas vamos ser parte activa da mudança e lutar, por muito que custe 💪

Até à próxima!

2 Comments

« Viagem pela Gastronomia dos Açores: Bolos Lêvedos
Viagem pela Gastronomia dos Açores: Polvo Guisado à Regional »

Comentários

  1. Nuno França Blog diz

    Maio 13, 2020 em 4:30 pm

    Muito bom!
    Adorei o artigo, como sempre!
    Beijinhos

    Responder

Trackbacks

  1. Balanço do Ano 2020. Vale a pena?! - Ilhoa diz:
    Dezembro 22, 2020 às 9:55 am

    […] Enquanto recente trabalhadora independente, ainda estava a consolidar o meu negócio (na área do turismo) quando a pandemia o tornou irrelevante. Foi um grande revés para mim, mas é com satisfação que olho para trás e vejo que consegui superar este ano difícil com resiliência e adaptação. Sobre isso, podes ler este artigo. […]

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Olá! Eu sou a Beatriz e vivo na ilha de São Miguel – Açores. Sou fotógrafa, viajante e proprietária de um alojamento local. Se não estou a viajar, estou a planear a próxima, sempre acompanhada pela minha câmara fotográfica. Quando estou por casa, é habitual encontrares-me a fotografar as paisagens de São Miguel ou a proporcionar as melhores experiências de estilo de vida de um ilhéu a quem me visita.

  • Bloglovin
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube

Pelo Instagram

AGENDA DE 2021 ABERTA! 🎉 . Não deixes escapar AGENDA DE 2021 ABERTA! 🎉
.
Não deixes escapar essa sessão fotográfica este ano! Ou oferece a alguém especial 😉
.
Uma hora de sessão individual ou de casal numa idílica paisagem Açoriana, nem sabes o bem que te fazia 😉
.
Acerta pormenores directamente comigo e Bom Ano 💫 (uma vez disseram-me que se pode desejar bom ano até ao dia de Reis 😉)
.
.
.
.
#fromwhereistand #beautifuldestinations #ilovetravel #traveltheworld #postcardsfromtheworld #travelbloggerspt #sapoviagens #fugadoviajante #talentoportugues #azores #saomiguelisland #shareazores #visitazores #azoreswhatelse #amar_portugal #super_portugal #portugalemperspectiva #portugalcomefeitos #shooters_pt #super_azores
Adeus Outono, até para o ano 🙋‍♀️
.
E não há melhor despedida desta estação do que no Parque Terra Nostra 😉
.
A última estação do ano já começou e neste cantinho já se fez o balanço à vida.
.
Não vou mentir. Foi um ano desafiante (disseram-me uma vez que não se devia dizer difícil, ups parece que já disse 😬 eheh)
.
Era ainda uma recente trabalhadora independente, a tentar consolidar o meu negócio na área do turismo, quando a pandemia o tornou irrelevante.
.
- Vida para Beatriz: quem é que tu pensas que és para fazeres planos? Muahah (gargalhada maquiavélica)
- Beatriz responde: vai-te f🤬! Eu vou safar-me!
.
Foi um ano emotivo, mas olho para trás e cumpri a minha promessa.
.
Ficaram muitos objectivos por cumprir, mas levo comigo de bom:
- a participação no Podcast Mundo Indefinido
- o ter superado o medo de ser operada e ter dado um passo gigante para melhorar a minha qualidade de vida (quase um ano sem ter que tomar antibióticos oh yeah bye bye amigdalites 🤘)
- participei numa exposição sobre a Cerâmica Vieira
- Fui à Islândia 😁
- e fiz uma escapadinha de verão na minha ilha nos Mosteiros Place no meu aniversário
.
Esses foram os acontecimentos mais impactantes do ano que passou. Mas todos os dias fiz algo pela minha felicidade.
.
Mas, estou mais grata do que tudo o resto por ter tido mais um ano de saúde. Porque sem isso, não dá para ir atrás de tudo o resto 😉
.
Depois do balanço, é começar a planear o próximo, porque sou teimosa 😂
.
Boas festas e muita saúde 💫❤️
.
.
.
#shooters_pt #portugal #azores #saomiguelisland #shareazores #visitazores #azoreswhatelse #acores9 #super_azores #byacores #iloveazores #weareazores #sao_miguel #talentoportugues #travelbloggerspt #sapoviagens #fugadoviajante #discoverearth #exploretheglobe
Eras capaz de mergulhar nesta piscina? 😋 Sim, Eras capaz de mergulhar nesta piscina? 😋

Sim, a água é opaca e não consegues ver o fundo, mas não deixes que isso te impeça de desfrutar da melhor piscina termal do mundo 😉 A cor acastanhada deve-se ao facto de esta água ser rica em ferro e a sua temperatura média é de 38 graus celsius.

Conselho: não uses um fato de banho branco porque a água tinge a roupa e amarra o cabelo porque senão vai ficar "palha de aço" (nada que não se resolva com uma boa dose de champô e amaciador).

Se não te convenci a entrar na piscina, tudo bem, mas não deixes de passear por um dos jardins botânicos mais belos do mundo. Faz swipe!

Por aqui, já é quase tradição fazer uma visita anual ao Parque Terra Nostra pelo Outono e para mim é um local de visita obrigatória na tua viagem a São Miguel.

Quem já conhece? 🙂🙋‍♀️
.
.
.
.
.
#fromwhereistand #beautifuldestinations #ilovetravel #traveltheworld #postcardsfromtheworld #travelbloggerspt #sapoviagens #fugadoviajante #discoverearth #exploretheglobe #super_azores #byacores #iloveazores #weareazores #sao_miguel #super_portugal #portugalemperspectiva #portugalcomefeitos #shooters_pt #talentoportugues
Última foto que vou publicar desta sessão para t Última foto que vou publicar desta sessão para te falar dos meus vouchers presente 🙂
.
Já compraste todas as tuas prendas de Natal? Estás à procura daquela oferta especial?
.
Se calhar tenho a resposta para ti 😉 Podes oferecer um voucher com uma sessão fotográfica comigo, com a duração de 1 hora, num local à escolha na ilha de São Miguel, em data a combinar no ano 2021 (mediante disponibilidade), pelo preço de €60. 
.
Mas o valor de um presente destes é muito maior 😉 Comprometo-me a entregar pelo menos 10 fotos editadas (costumo entregar sempre mais do que o número mínimo de fotos incluído), em formato digital (são enviadas por we Transfer), em alta resolução para que possas imprimir se assim o entenderes.
.
Alguma dúvida ou questão, falo comigo por mensagem directa 😘
.
.
.
#shooters_pt #portrait_perfection #portraitmood #portraits #portraits_ig #portraiture #azores #saomiguelisland #shareazores #visitazores #azoreswhatelse #acores9 #super_azores #byacores #iloveazores #weareazores #sao_miguel #super_portugal #portugalemperspectiva #portugalcomefeitos #travelbloggerspt #sapoviagens #fugadoviajante #talentoportugues

Subscreva a Newsletter e Ganhe Vouchers de Desconto para Sessões Fotográficas ou para Alojamento em São Miguel


À procura de um fotógrafo?
Eu posso ajudar 🙂

design by WE BLOG YOU