Tens um projecto pessoal que gostavas de levar a avante, como um blog, uma conta específica de Instagram ou mesmo um canal de YouTube, mas tens receio da exposição? Se a tua resposta foi sim, fica tranquila, fazes parte da maioria e não estás sozinha. Mas afinal de onde vem este medo da exposição e como ultrapassá-lo? É o que vou tentar deslindar nas próximas linhas.
Receio de Críticas Negativas
Todos nós queremos “fazer boa figura”, sairmo-nos bem em algo e sermos reconhecidos por isso. Ou seja, é da natureza humana evitar situações nas quais ficamos vulneráveis a críticas negativas, porque percepcionamos essas situações como inseguras. É inevitável pensar “o que as outras pessoas vão pensar?” “o que as outras pessoas vão achar?”. E por receio que o feedback seja negativo, não fazemos acontecer e negamos a nós próprios resultados potencialmente extraordinários. Porque sejamos sinceros, o não é sempre garantido e se não arriscarmos nunca iremos saber se poderia ser extraordinário.
Não sou boa o suficiente?
Por outro lado, há ainda outra causa que conflui para este receio da exposição: não nos acharmos bons o suficiente. Mais uma vez, a nossa natureza humana prega-nos partidas aqui, pois é quase inevitável compararmo-nos aos outros. E pensamentos tais como: “quem sou eu para fazer isto?”, “se fulano tal já faz isto tão bem, como é que o meu projecto vai ter valor acrescentado?” podem ser recorrentes.
E como ultrapassar tudo isto que nos impede de avançar com um projecto com um certo grau de exposição?
Acho que depois de irmos um pouco a fundo sobre as potenciais causas, fica bem mais fácil perceber o que temos de trabalhar para ultrapassarmos o medo da exposição e fazermos acontecer. Muito resumidamente, na minha opinião, passa por uma mudança de mindset (ahah como se fosse muito fácil fazer isso).
Primeiramente, sobre o receio de críticas negativas, o que terás de pensar, na minha opinião, é que é impossível agradar a gregos e a troianos e aceitar que as críticas negativas vão existir e que está tudo bem com isso. Por fim, aprender a lidar com as críticas negativas de forma saudável (not easy, I know!).
Para te dar algum alento, posso dizer-te que o feedback positivo é bem maior que o feedback negativo. O problema é que a mente humana foca-se muito mais num evento único negativo, em vez de muitos eventos positivos. E aí, o que terás de fazer é um esforço consciente de te focares no positivo e relativizares o negativo.
O que também me ajuda a ultrapassar as críticas negativas é pensar que quando estas começam a aparecer eu estou de Parabéns. Confuso? Eu já explico lol Quando fazes acontecer, estás a abanar o status quo da cena e isso é desafiante para as pessoas que orbitam em redor, principalmente aquelas que secretamente gostariam de estar no teu lugar, mas que por qualquer razão não conseguem sair da mesmice. Uma vez que elas não conseguem dar o passo, vão querer que tu voltes à “normalidade”. Para perceberes melhor esta ideia aconselho que ouças este podcast “Why People Really Hate Us Online?” e entendas o “efeito dos caranguejos num balde”.
Assim, se tens Haters, Parabéns! Estás a ser RELEVANTE, trazes VALOR e estás a FAZER ACONTECER!
Em relação a não nos acharmos bons o suficiente, aqui terás de trabalhar a tua auto-estima e amor-próprio. Tens de ter confiança nas tuas capacidades e acreditar que és capaz. Eu tenho um blog de fotografia, viagens e empreendedorismo, assim como existem dezenas de blogs sobre os mesmos temas e então? Cada pessoa é única e em consequência os blogs serão diferentes. Cada um de nós tem algo de diferente e de valor para acrescentar e os leitores irão identificar-se mais com uns do que com outros. Há audiência para todos.
E se juntarmos a Introversão à equação? 😛
Agora imagina que para além destes receios tão universais, ainda seres introvertido xD Ahah é o meu caso! Às vezes acho incrível que uma pessoa tão introvertida como eu, ande a fazer vídeos para o YouTube, a escrever coisas tão pessoais num blog etc. Mas por outro lado, acho que faz todo o sentido.
A internet, as redes sociais e as plataformas online vieram revolucionar um pouco o mundo dos introvertidos, eu pelo menos por mim falo! Este meio de comunicação online é para mim muito mais fácil do que enfrentar certas situações sociais pessoalmente. E o mais curioso é que muitas das pessoas que se expõem por aqui e mesmo na televisão são na sua maioria introvertidas. Um exemplo é o Helfimed que já chegou a dizer que todos os humoristas / comediantes que conhece são igualmente introvertidos no seu dia-a-dia.
Eu já me debrucei sobre este assunto várias vezes e isto dava todo um novo artigo que fica para a próxima 😉
Pensa Nisto!
Agora quero só deixar-vos com estas questões para refletirem:
- Preferes arrepender-te de algo que tentaste ou do que nunca chegaste a fazer?
- Consegues viver na incerteza de não saber como poderia ter sido se tentasses?
Porque a magia acontece mesmo fora da nossa zona de conforto, pois é aí que se encontra o incrível em oposição à normalidade 🙂 Energias positivas para todos vocês 🙂
Gostei muito do artigo! 🙂
Beijinho
Boa! 😉 Obrigada!