E continuando este tema, o qual podem ler a primeira parte aqui. Hoje, decidi mostrar-vos alguns exemplos de edição de fotografia e como ela foi importante para o resultado final.
Exemplo 1
Nesta edição, consegui dar mais detalhes ao cabelo, pele e fundo. A luz incidiu directamente na cara, dando uma coloração amarelada, que eu consegui suavizar na edição, vendo-se mais detalhes das sardas. Também no fundo estava escondido um bonito efeito bokeh que ficou mais evidenciado com a edição.
Exemplo 2
Nesta Pet Photoshoot, apesar de estar a fotografar com uma objectiva bastante clara e de ter usado muita abertura (f por volta dos 2), a edição foi importante para trabalhar as sombras e zonas escuras da foto, para evidenciar mais os detalhes da Sabrina e do Geremias.
Exemplo 3
Esta é a típica fotografia que eu tiro já a pensar especificamente na sua pós-produção. Quanto tirei esta fotografia, já sabia que efeito iria querer dar na sua edição.
Esta foto fez parte de uma sessão que fiz com o claro intuito de retratar o Outono. E ao ver a luz do sol a entrar numa zona estratégica por entre as árvores, percebi que seria um cenário perfeito para uma foto com tons quentes. Assim, esquentei as cores da foto, entre outros detalhes para o resultado final.
Este é um exemplo de foto que antes da edição não dava nada por ela lol
Exemplo 4
Estas fotos foram de uma sessão que fiz com o meu namorado a fotografar-me, porque precisava de fotos minhas para o meu novo site. O conceito de brincar com os efeitos de luz e sombras de persiana foi da minha autoria, assim como a edição das fotografias.
Das coisas mais frustrantes em fotografia para mim é fazer auto-retratos. Porque fotografo com o modo manual da máquina, ou seja, tenho de configurar a câmara tendo em conta a luz da composição, e ao fazer um auto-retrato, não consigo configurar a câmara comigo na cena. Isto porque a minha Canon não tem wi-fi e bluetooth para se conectar ao telemóvel. Logo, a configuração da exposição não vai acertar à primeira. Para além disso, também é difícil acertar com o enquadramento se quiser fazer close-ups como os deste exemplo. O foco também dificilmente irá ser no olho, como deve ser. Enfim, são muitas razões para detestar fazer auto-retratos, porque dificilmente ficam com a qualidade que eu quero ou sai como eu imaginei.
Então, muitas vezes eu delego esta tarefa a outra pessoa, mesmo que seja com a minha máquina e objectiva. Mas, sejamos sinceros, mesmo delegando os clicks não vai ficar exactamente como eu imaginei. Porque cada pessoa tem a sua maneira de fotografar.
É pena que o antes do Lightroom não mostre a foto antes de ser cortada, porque todas estas fotos foram cropadas, porque não gostei do enquadramento de nenhuma delas, não me favorecia. Depois disso, as fotos estavam sub-expostas, isto é, escuras. Mas fiquei bastante satisfeita com a pós-produção que fiz, consegui clarear as fotos para um nível de exposição do meu agrado e trabalhar as sombras para encontrar mais detalhes.
Exemplo 5
Vou-vos contar um segredinho meu (que não deve ser só meu lool). Adoro a ferramenta Desembaçar do Lightroom. O efeito dado a estas duas fotos, foi quase todo graças a essa ferramenta. É óptima para fotografia de paisagem, quando a luz está tapada por nuvens. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar, pois esta ferramenta no seu limite fica bastante mal.
Exemplo 6
Mais uma foto da sessão de Outono. Como a fotografia foi tirada a meio do dia, o sol estava alto e com uma luz dura que incidiu sobre mim. Para além disso, criava zonas de muita sombra na foto. Basicamente, consegui corrigir estes aspectos na edição.
Conclusão
Estes são apenas alguns exemplos de como editei algumas fotos. A sua pós-produção implica sempre o gosto pessoal do seu autor e claramente que é discutível.
Sei que o meu estilo pode não agradar a todos, porque isso seria uma missão impossível lol Mas espero ter conseguido mostrar a importância da edição tendo em conta os objectivos que temos para uma dada sessão e para revelar o nosso estilo fotográfico.
Guarda a imagem seguinte no Pinterest para leres este artigo mais tarde:
Deixe uma resposta