O mundo digital veio proporcionar novos estilos de vida, que parecem encher as medidas dos millennials. Existem mesmo pessoas por aí a viver da criação de conteúdos nas mais diversas plataformas digitais, criando uma nova geração de profissionais: Youtubers, Instagrammers, Bloggers, and so on!
Conseguir obter um renda de uma fonte digital significa que se pode trabalhar de qualquer lugar do mundo e há quem opte por fazer isso mesmo.
Muitas das vezes (se não em todas) tudo começa como um hobbie, alguma paixão que os seus autores prosseguem, mas que levam com seriedade suficiente, ao fim de obterem resultados, para além do aperfeiçoamento das suas técnicas e competências.
No início “não há almoços grátis”, é tudo construído dos recursos dos próprios autores, seja tempo pessoal ou mesmo dinheiro. Apesar do conteúdo ser rei (é mesmo a base de todo este processo), aprendi, muito à custa deste blog, que bom conteúdo sem audiência não vale de muito.
Então, depois de termos descoberto o nosso nicho, isto é, os temas que queremos abordar e as pessoas a quem queremos chegar, estudarmos o nosso público-alvo (o que lhes interessa, o que lhes é útil…), hoje em dia, é preciso também estudar marketing no geral e marketing digital em particular. É raro encontrar um criador de conteúdo ou nómada digital que não perceba de marketing de conteúdo, estatísticas, SEO, algoritmos, linkbuilding, email marketing, storytelling, copywriting, etc. Aliás, é curioso notar que muitos deles acabam por falar sobre estes assuntos e dar dicas a quem quer crescer neste meio.
Eu até há pouco tempo achava que isso só seria possível fora de Portugal. Pensava que num país tão pequeno não haveria a dimensão necessária para se viver de uma plataforma digital, porque é mesmo um facto que se optarmos por comunicar em Português, a nossa audiência é muito menor. Mas para contrariar este meu pensamento, existem exemplos portugueses de como isto é possível, alguns a comunicar em português, outros a optarem pelo Inglês, para além da grande comunidade brasileira que leva a nossa língua mais longe.
Assim, fiquem com as minhas referências neste mundo da criação de conteúdos e/ou nomadismo digital, podem clicar nos subtítulos para irem para os sites dos respectivos:
O Meu Escritório É Lá Fora
“Será que sou um blogger? um escritor? um viajante? um influenciador? ou simplesmente um empresário? ou será que sou isto tudo (sou!)?!..por isso quando me perguntam, muitas vezes, e com algum orgulho, respondo: “a minha profissão é ser sonhador!” (é claro que as finanças ainda não tem este CAE, para eles sou outra coisa “normal”).”
Fonte: Bio de Carlos Bernardo in https://www.omeuescritorioelafora.pt/
Alma de Viajante
Foi há relativamente pouco tempo que Filipe Morato Gomes teve a ousadia de se declarar blogger de viagens profissional. Penso que será o blog de viagens mais antigo de Portugal e recentemente o Filipe introduziu uma nova categoria ao blog sobre blogging, pelo que podemos aprender muito com ele sobre este mundo.
Travelb4Settle
São um casal millennial português que decidiu optar por um estilo de vida não convencional, após terem terminado os seus estudos superiores. Matilde e Miguel rumaram ao Sudoeste Asiático e criaram o blog e as redes sociais à volta dele para partilharem as suas experiências, escrevem em Inglês. Já regressaram a Portugal e passaram por São Miguel (Açores) onde tive a oportunidade de partilhar com eles um café na minha cidade. Depois foram para a Madeira e irei continuar a acompanhar este projecto para ver onde irão a seguir.
One way ticket trip
Outro jovem casal português que já trabalhava quando decidiram que queriam outras coisas da vida. Assim, Carina e Ivo largaram os seus empregos e foram viajar pelo Sudoeste Asiático. Têm blog, Instagram e Youtube e escrevem em português e inglês, dependendo das plataformas. Já estão de regresso a Portugal e neste momento estão em fase de construção da sua base na cidade do Porto. Estou curiosa para ver como vão dar continuidade a este estilo de vida.
João Cajuda – Travel Blog
“Muitos conhecem-me por ter feito televisão, pois bem… decidi mudar de ares! Licenciei-me em Ciências da Comunicação (Marketing, Publicidade e Relações Públicas) embora nunca tenha exercido eheh. Tinha uma ideia melhor, resolvi combinar a minha experiência em Televisão/Cinema em Portugal, Nova Iorque e Los Angeles onde estudei, com a minha licenciatura para fazer o que mais amo… viajar, escrever, fotografar e filmar.”
Fonte: About me in http://www.joaocajuda.com/pt/
Explorerssarus
Sigo o instagram deste casal e ao fazer pesquisa para escrever este artigo, descobri que também têm um blog. Apesar do instagram ter-me feito acreditar que a Raquel e o Miguel estavam a viver apenas das redes sociais, pois vejo “n” parcerias com marcas / negócios, pelo o que descobri no blog, não é bem assim, estão a conjugar com trabalho convencional e estudos.
Jess Dantas e Lucas Pinhel
Um casal brasileiro poderoso que conseguiu a emancipação neste meio do nomadismo digital e andam a viajar pelo mundo através de parcerias remuneradas, pela sua criação de conteúdo. E que criação de conteúdo! :-O É de ficar atarantado e babado com os projectos fotográficos desta dupla, é muuuiitaa qualidade! A rede social forte deles é o instagram, mas também têm youtube.
Danielle Noce e Paulo Cuenca
Outro casal brasileiro de peso! Apesar de eles falarem sobre confeitaria, eu sigo-os por causa dos conteúdos de viagens pelo Youtube. Também os sigo no Instagram e assim vou ficando a par de novos vídeos, posso ver os bastidores e mais recentemente eles lançaram umas aulas interneteiras nos stories para ensinarem os seguidores a serem influencers e criadores de conteúdo.
Sorelle Amore
Descobri o canal de youtube desta fotógrafa australiana há pouco tempo e estou apaixonada pelo conteúdo de extrema relevância para a minha pessoa: dicas de fotografia, viagem, redes sociais and so on.
Karly Marques
Já falei desta fotógrafa brasileira aqui no blog e como o conteúdo dela me tem ajudado a elevar o meu nível de edição de fotografia. A Karly tem tutorias de edição super úteis e parece ser uma simpatia em pessoa.
Filipa Maia
É portuguesa, formada em Engenharia Química e trabalhava na sua área de formação até sentir que queria outro estilo de vida. Assim, despediu-se para criar o seu próprio negócio e poder ter mais liberdade e flexibilidade, em suma, como eu costumo dizer, ser dona de ela mesma. Actualmente, exerce a sua actividade como Mindset e Brand Coach.
Acompanhar os projectos da Filipa Maia faz-me sentir que não estou sozinha, pois descobri a história dela pouco tempo depois de eu também me ter despedido de um emprego estável, na minha área de formação, onde estava efectiva, para me lançar num negócio numa área na qual não tenho experiência.
Mas Afinal Como se Ganha Dinheiro Com a Criação de Conteúdo no Mundo Digital?
Devem estar a perguntar-se. Ok, supondo que conseguimos ser masters na criação de conteúdo e conseguimos atrair uma comunidade de seguidores que tem interesse em consumi-lo nas plataformas digitais, mas como é que o dinheiro entra na conta? Bem, isso seria todo um outro artigo e este já vai bastante extenso.
Mas deixo-vos algumas ferramentas onde eu aprendo estas coisas. Podem saber mais sobre este assunto aqui (cliquem em cima para abrirem os links):
P.S.
Sei que estou a quebrar as regras do SEO lá em cima quando cito texto de outros sites, mas vou correr o risco, porque sinto que pelas minhas palavras não iria conseguir apresentar melhor a essência desses dois criadores / autores.
Já conheciam todos estes projectos? Quem são as vossas inspirações neste mundo digital? Digam-me nos comentários! Estou sempre pronta para conhecer mais projectos interessantes e inspiradores 🙂
Guarda a seguinte imagem no Pinterest para leres este artigo mais tarde:
Muito boas sugestões!
Algumas não conhecia, outras já acrescentei à minha lista! 😀
Obrigado.
Beijinho
Ainda bem que gostaste 🙂 Beijinho